Página Inicial > Economia > Números da Fiesp indicam ligeira melhora no segundo semestre

Números da Fiesp indicam ligeira melhora no segundo semestre

6, agosto, 2012

Com ajuste sazonal, o nível de atividade industrial do Estado de São Paulo teve elevação de 0,7% em junho em relação ao mês de maio. Sem o ajuste, foi verificada queda de 1,4%. Na comparação com junho do ano passado, o nível de atividade da indústria paulista caiu 6,3%. No acumulado do ano, a queda ficou em 6,4% ante o mesmo período de 2011. Nos últimos 12 meses, foi registrada queda de 3,8%. As informações são da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp.

O levantamento mensal mostrou ainda que, em junho, as horas trabalhadas na produção aumentaram 0,2%; o total de vendas reais, 0,5%; e o Nível de Utilização da Capacidade Instalada – Nuci, 0,2%. O Nuci ficou em 80,6, quando em junho do ano passado foi de 82,2.

Entre os setores destacados está o de artigos de borracha e plástico, que sofreu queda de 2,6% em relação ao mês de maio, mas cresceu 0,1% na comparação com junho do ano passado. No acumulado do ano, a atividade no setor aumentou 1,8% e no acumulado dos 12 meses, 2,3%.

Já o setor de metalúrgica básica caiu 4,2% em junho em comparação ao mês anterior. Em relação ao mês de junho de 2011, teve elevação de 2,1%. No acumulado do ano, o setor recuou 1,9% e, nos últimos 12 meses, 1,5%.

Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, avaliou que o desempenho da indústria no mês de junho foi positivo e indica uma ligeira melhora. Para ele, com os resultados alcançados é normal que a indústria espere haver recuperação. “De qualquer maneira, essa situação de recuperação está muito frágil, mas pode ser sinal de uma mudança no segundo semestre.”

Fonte: com informações da Agência Brasil.


  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.