Página Inicial > Produtos & Serviços > Sobratema lança dez manuais de normatização de equipamentos

Sobratema lança dez manuais de normatização de equipamentos

21, agosto, 2012

Guindaste sobre pneus, retroescavadeira, pácarregadeira, motoniveladora, trator de esteira, caminhão fora de estrada articulado, caminhão fora de estrada rígido, escavadeira sobre esteiras, rolo compactador estático de pneus e rolo compactador vibratório são os equipamentos dos dez manuais de normatização recém-lançados pela Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção – Sobratema.

“Optamos por compilar um manual para cada equipamento que será usado como literatura de referência por gestores e usuários dos setores de construção, montagens industriais e mineração”, explica Mario Humberto Marques, vice-presidente da Sobratema.

Baseado nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, nas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama e nas normas regulamentadoras da Fundacentro, o manual de normatização descreve critérios e parâmetros para auxiliar na identificação de não conformidades. O objetivo é difundir informações técnicas e legais que permitam aos empresários e executivos tomar, de maneira consciente, decisões na hora de escolher equipamentos.

Dois itens são destacados em todos os manuais: os aspectos ergonômicos da máquina, que podem influenciar seu desempenho, e o fornecimento do manual técnico em português.

Para Marques, a literatura também contribui para a segurança do trabalho. Segundo o vice-presidente, para minimizar os riscos de acidentes, uma série de variáveis deve ser considerada em um canteiro de obras, desde a fase de concepção do empreendimento até sua entrega, incluindo a preocupação com segurança, sustentabilidade e qualidade. “Para atender todos esses requisitos, as companhias buscam utilizar as tecnologias mais adequadas, e os equipamentos que atendem as normas estão inseridos nesse planejamento”, afirma.

Os associados da Sobratema podem fazer o download dos exemplares clicando aqui. Já os nãoassociados podem solicitar qualquer exemplar pelo e-mail nelson@sobratema.org.br ou pelo telefone (11) 3662-4159.

Desembaraço alfandegário
A fiscalização do cumprimento das normas vigentes em produtos importados acontece na alfândega e é um dos principais desafios do setor. “Infelizmente os agentes públicos responsáveis pela liberação do equipamento não dispõem de informações suficientes para saber se tudo está em conformidade”, afirma Marques.

Outro obstáculo apontado pelo vice-presidente da Sobratema é a necessidade de verificar alguns itens normativos em laboratórios especializados – o que requer mais tempo e, na maioria das vezes, torna-se inviável realizar a análise enquanto o equipamento aguarda o desembaraço alfandegário.


  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.