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Mercedes-Benz aplica adesivos em máquinas e equipamentos para reduzir energia

5, junho, 2015

Após implementar nas instalações produtivas, áreas administrativas e de infraestrutura, recursos para o acionamento automático, a Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo-SP, lança campanha interna que consiste em colocar adesivos em máquinas de setores que apresentam as maiores perdas energéticas para conscientizar os funcionários. Até este mês, mais de 2 mil equipamentos receberão os adesivos.   

adesivo1adesivo2A meta é reduzir quase 12% com as medidas implementadas de 2012 até o final deste ano. Apenas em 2015, a expectativa é atingir 4% de economia em relação ao resultado de 2014. Com as várias medidas adotadas de 2012 a 2014, cerca de 13.100 megawatt-hora deixaram de ser consumidos no ano passado.

Com essa ação, todo colaborador terá visão dos alertas colocados nas máquinas, equipamentos e acessórios, indicando os que podem ser desligados durante os intervalos de parada de funcionamento das máquinas.

adesivo01Cerca de dez multiplicadores com perfil de liderança e influência no grupo, que também são gestores de metas, contribuem para a prática diária dos procedimentos recomendados para o desligamento das máquinas nos postos de trabalho de cada área. Existem também comitês e subcomitês formados por colaboradores que solicitam empenho do grupo para praticar as recomendações. O sucesso dessa iniciativa está totalmente atrelado à conscientização dos colaboradores.

Antes de decidir pelos adesivos, a empresa realizou projeto piloto durante um ano com equipamentos do prédio da produção de agregados, obtendo redução de 30% no consumo em horários não produtivos.

Outra importante ação para atingir a meta de redução de 4% em 2015 ocorre no prédio administrativo, que teve seu sistema de iluminação substituído por LED, aliado a cores claras no
forro, paredes, piso e até mobiliário, que proporcionaram redução de cerca de 50% no consumo de energia elétrica desse local.


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