Página Inicial > Tecnologia da Informação > Entra em vigor norma sobre computação em nuvem

Entra em vigor norma sobre computação em nuvem

2, fevereiro, 2016

Desde 7 de janeiro vigora a norma ABNT NBR ISO/IEC 17788:2015 – Tecnologia da informação – Computação em nuvem – Visão geral e vocabulário, que traz uma visão geral sobre a computação em nuvem, termos e definições sobre o tema. Criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Serpro e a Anatel, é uma versão em português de um trabalho realizado em cooperação com a International Telecommunication Union (ITU), que coordena padrões internacionais para telecomunicações, e a International Organization for Standardization(ISO), organização internacional para padronização.

Segundo Fernando Gebara Filho, coordenador da Comissão de Estudo de Plataformas e Serviços de Aplicativos Distribuídos (ABNT/CE-21:038.00), essa norma vai permitir que empresas, usuários, associações de indústria, legisladores, reguladores e membros dos setores de TI e Telecom trabalhem com uma base sólida e comum de entendimento sobre o que é a computação em nuvem, o grupo de participantes e que tipo de benefícios dela podem ser obtidos. Além disso, diz Gebara, essa norma permite que todos trabalhem sobre definições válidas internacionalmente, o que habilita empresas brasileiras a exportar seus serviços e a consumidores brasileiros a utilizar adequadamente os serviços oferecidos tanto por empresas nacionais quanto estrangeiras.

A expectativa é de que a norma seja amplamente adotada pelo mercado, facilitando o comércio de serviços baseados em computação em nuvem. Para mais informações acesse o site da ABNT: http://www.abnt.org.br/


  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.